CANTAR CAMÕES COM FÁBIO VIANNA PERES
TROCAI O CUIDADO
MENINA DOS OLHOS VERDES
PERGUNTAIS ME QUEM ME MATA
PASTORA DA SERRA
NOITES DE JAVA
O nosso primeiro convidado das NOITES DE JAVA, os serões com Camões, é o musicólogo Fábio Vianna Peres, que nos falou do seu projeto Cantar Camões. Fábio fundou e dirige o ensemble CAPELA ULTRAMARINA, dedicado à música da Renascença peninsular. Durante o seu trabalho de pesquisa sobre os cancioneiros musicados de Lisboa, Elvas, Paris e Belém, ele encontrou composições que glosavam os mesmos motes que Camões também glosara. Partindo então das notações musicais desses cancioneiros, sobretudo do de Paris, introduziu as glosas e voltas camonianas dos famosos vilancetes e cantigas. O próprio Camões teria em mente essas melodias, pois elas eram bem conhecidas dos círculos poéticos e musicais, tal como dos literatos do seu tempo.
Para saber mais:
- a história da vihuela.
- os cancioneiros musicados que se iniciam a partir de 1530, o de Paris tendo acréscimos até ao séc. XVII, que são por ordem cronológica do seu início: Lisboa, Elvas, Paris e Belém.
- Nuno Nogueira RAIMUNDO (2017) O cancioneiro musical de Paris: uma nova perspectiva sobre o manuscrito F-Peb Masson 56.
- NERO (2016) Camões, um possível itinerário musical.
- Bernard GORDILLO (2008) The Portuguese Renaissance & Podcast.
- João de Freitas BRANCO (1979) A música na obra de Camões.
DO ALAÚDE À VIHUELA e À VIOLA-BAIXO, HISTÓRIA VISUAL DE UM INSTRUMENTO
BIBLIOGRAFIA:
- (1992) Portugaliae Musica - PM 31 – Cancioneiro Musical d’Elvas (séc. XVI), transcrição e estudo de Manuel Morais.
- (1988) Cancioneiro musical de Belém, Estudo introdutório e transcrição de Manuel Morais, Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
- (1986) Portugaliae Musica - PM 47 – Vilancetes, Cantigas e Romances do Século XVI (Cancioneiro de Paris e Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Portugal), transcrição e estudo de Manuel Morais.
Trabalhos dos estudantes